A Contabilidade nas Atividades Rurais

A contabilidade rural atua com foco no patrimônio rural e se dedica ao estudo dos ativos, tais como caixa, terra, equipamentos, fertilizantes e sementes; e dos passivos, como os empréstimos bancários; e do patrimônio líquido. A atividade rural é caracterizada pela exploração das atividades agrícolas, pecuárias, a extração e a exploração vegetal e animal, a exploração da apicultura, avicultura, suinocultura, dentre outras.

O objetivo da contabilidade rural é gerar indicadores e informações que auxiliem o empresário à adotar um planejamento econômico e estratégico para melhorar os resultados, aumentar a produtividade e consequentemente maximizar o lucro.

Toda e qualquer atividade rural por menor que seja, precisa de um controle eficiente para um bom gerenciamento do agronegócio, pois o mercado dessa área possui características próprias, distinguindo-se significativamente de outros ramos empresariais. Algumas das características desse segmento são a instabilidade e o risco, já que a produção pode depender de fatores climáticos, do mercado, e da variação dos produtos e insumos.

Assim, quando feita por profissionais qualificados, a contabilidade pode contribuir positivamente para o gerenciamento do seu negócio. Procure o Grupo Inovatti e se informe sobre nossos serviços. Contamos com profissionais altamente capacitados para assessorá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *