RENDA FIXA x RENDA VARIÁVEL.

Basicamente, no Mercado Financeiro existem dois grandes segmentos de investimentos, aqueles voltados a renda fixa e aqueles voltados a renda variável. Antes de mais nada, cada produto de investimento deve estar sempre de acordo com o seu perfil de investidor bem como objetivos e prazos de liquidez por exemplo.

Na renda fixa como o próprio nome nos leva a imaginar, temos uma geração de renda fixa, ainda que determinado produto seja atrelado a um Índice de preços. A renda fixa é sustentada principalmente pelas emissões bancarias para captação de recursos para que possam utilizar o seu dinheiro para realizar empréstimos a taxas maiores para os seus clientes, em troca disso, lhe retornam um valor ”fixo”.

Nesta modalidade, em alguns produtos tais como CDB/LCI/LCA temos a garantia do FGC, o que torna a aplicação financeira neste mercado mais segura viso a garantia desta instituição ser de até 250mil por CPF/instituição financeira. Em detrimento disto, os investidores abrem mão de maiores retornos para ter uma segurança no recebimento destes seus investimentos.

Já na Renda Variável, temos um cenário de volatilidade como o próprio nome nos leva a imaginar, em comparação com o que foi mencionado anteriormente, os produtos de renda variável não possuem garantia do FGC, a exemplo das Ações. Em contrapartida, tendem a ter rentabilidades no longo prazo muito superior aos produtos de renda fixa, enquanto a SELIC está em 6.5% a/a o IBOV fechou 2018 com uma alta de 15%.

No mundo de Renda Variável temos que ter a mentalidade de longo prazo, não se assustando com as volatilidades que ocorreram nesta trajetória, é claro que devemos levar em conta a saúde da empresa que estamos investindo, caso ela venha a perder os seus fundamentos, devemos sim avaliar uma possível saída do ativo, contudo, se os fundamentos continuam saudáveis e o mercado está corrigindo o valor da cotação, isso é normal, e os grandes investidores como Warren Buffet e Luiz Barsi, aproveitam essas quedas para reforçar suas posições e garantirem preços cada vez mais atrativos, uma boa diversificação pode reduzir drasticamente a volatilidade de uma carteira de ações de longo prazo.

Quer saber onde aplicar os seus recursos ? Marque uma visita com a Inovatti Investimentos.
Wpp 73-9-9906-2554 ou 3011-3200.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *