Para que serve a DRE?

A boa gestão das finanças e da contabilidade é assunto de grande importância aqui no Grupo Inovatti, e não poderíamos deixar de falar sobre algo que é fundamental a esse respeito: a Demonstração de Resultado do Exercício.

Antes de falarmos sobre os benefícios, vamos explicar o que é exatamente uma DRE, ou Demonstração do Resultado do Exercício, conhecido como um dos principais demonstrativos de gestão, tornando-se ainda mais efetivo se analisado juntamente com o Balanço Patrimonial e o Fluxo de Caixa.

A DRE oferece uma síntese econômica das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período, consolidando toda a movimentação de uma empresa no que se refere aos resultados, ou seja, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.

Embora seja elaborado anualmente devido ás obrigações legais de divulgação, a DRE pode ser gerada também mensalmente para fins administrativos e gerenciais, desenvolvida para atender as necessidades da empresa no que se refere aos resultados e segurança para os gestores na tomada de decisões, principalmente por permitir identificar distorções na gestão e seus efeitos em períodos seguintes.

Esse recurso funciona como um raio-x financeiro, ele vai demonstrar o valor do seu lucro através do confronto de todas as receitas, deduções de impostos, custos, despesas fixas e despesas variáveis, portanto, o principal objetivo é detalhar cada passo que compõe o resultado líquido da empresa.

Conte com o apoio de especialistas do Grupo Inovatti para acompanhar a DRE de sua empresa, evite erros e fuja do prejuízo, um pequeno descuido na hora de cria a sua demonstração de resultado já é suficiente para prejudicar o seu negócio.

Autor: Reinisan Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *